Com 5 meses de idade, a audição do bebê está mais acurada e ele tem capacidade de reconhecer o próprio nome. Para distraí-lo em situações de cansaço, balançar um molho de chaves, cantar uma cantiga ou bater palmas são ótimas opções.
Entre 3 e 4 anos de idade aproximadamente, as crianças já ingressam na escola e esta etapa é desafiadora para todas elas, em especial para as crianças com deficiência auditiva, que por vezes, ainda estão adquirindo habilidade de audição e de linguagem. Além disso, elas terão que se engajar em situações de comunicação com seus pares ouvintes e professores, aprender a ler, escrever e ainda reter conteúdos de disciplinas diversas, e tudo isso dentro de um ambiente complexo – as salas de aulas – devido a reverberação e ao nível de ruído presente que compete com a voz do professor que encontra-se, na maioria das vezes, mais distante da criança.
Crianças com deficiência auditiva, usuárias de aparelhos auditivos ou implantes cocleares, podem enfrentar dificuldades de aprendizado na escola já que as salas de aulas são ambientes desafiadores devido a distância entre aluno e professor uma vez que a intensidade da voz do professor vai diminuindo quanto mais distante ele estiver da criança; ao nível de ruído de fundo e da reverberação.